Território do Brincar Instituto Alana Política de privacidade

Brinquedos e brincadeiras

Brincadeiras da Rua Santa Teresinha - parte I

Friday, 11 de October de 2013 Brincadeiras da Rua Santa Teresinha - parte I Localidade: Jaguarão - RS Lá na rua Santa Teresinha, no município de Jaguarão - RS, brincadeira é o que não falta. O grupo de crianças nem é tão grande assim, mas quando se reúnem na rua, cada um vem com mais uma, e o dia passa rapidinho, quer dizer, transcorre dentro do tempo do brincar. Só de brincadeiras de pular corda são várias, veja algumas que a Nicole, a Maria Eduarda, o Francisco, o Lucas, a Daine, o Cauã e todos os outros nos ensinaram: BRUXA: Pulei o muro A bruxa me pegou Puxei o nariz dela E ela me pegou E aí ela me falou Quantos filhos você pretende ter? 1, 2, 3 ... CHOCOLATE: Cho-co-la-te (dizem isso enquanto "manejam" a corda por cima da cabeça daquele que está pulando) Um pepino e dois tomates (pulando a corda até errar) 1, 2, 3 .... SALADA SALADINHA: Salada ... Leia mais »

Brincadeiras da Rua Santa Teresinha - parte II

Friday, 11 de October de 2013 Brincadeiras da Rua Santa Teresinha - parte II Localidade: Jaguarão - RS Mais um dia de sol, mais brincadeiras pela Rua Santa Teresinha, em Jaguarão. BICHINHO: Uma criança fica dentro da roda e, enquanto os outros lançam a bola por cima da sua cabeça, ela tenta roubar a bola. Quando consegue ela sai da roda e entra no seu lugar aquele que lançou a bola por último. MAMãE QUERO DOCE: Uma criança é a mãe e todas as outras os filhos. "Mamãe quero doce!" gritam todas. "Agora não, vou sair", ela responde. Ela sai andando com as mãos para trás, carregando a chave. Um dos filhos rouba a chave, abre o armário e devolve a chave nas mãos dela. Quando a mãe volta, abre o armário e diz: "Cadê o doce que estava aqui?" "Tá mais alto" respondem os filhos A mãe abre mais alto e diz: "Cadê o doce que estava aqui?" "Tá mais alto" eles respondem ... Leia mais »

Brincadeira da Raposa

Tuesday, 11 de June de 2013 Brincadeira da Raposa Localidade: Jaguarão - RS Tem muita gente que conhece essa brincadeira como "corre cotia", mas em Jaguarão, as crianças correm mesmo é da raposa. Uma pessoa fica correndo fora da roda, enquanto o grupo diz: Não olhe para trás Que a raposa anda atrás Não olhe para frente Que a raposa come gente Ela escolhe alguém para largar um raminho atrás dela. A escolhida sai correndo para pegá-la, antes que essa complete uma volta no círculo. Caso seja pega o grupo todo diz para ela: "ovo podre, ovo podre!" E a brincadeira recomeça. Texto: Renata Meirelles Fotos: David Reeks Leia mais »